quinta-feira, 16 de junho de 2011

FOTOS DO PROJETO JARDINAGEM



PROJETO JARDINAGEM 
RELATOS
-Quantos sonhos surgiram com o projeto jardinagem?


                          -Quantas famílias participaram do projeto mesmo estando em casa?

                         - Alunos relataram o quanto suas  famílias se envolveram com o projeto. Algumas deram mais atenção ao próprio jardim, outras colaboraram doando mudas de plantas para Escola. Comentários sobre os jardins aconteceram nos lares. Pais se envolveram tanto que telefonaram ou vieram à Escola com objetivo de colaborar com as atividades.

                        -Alunos despertaram para a escolha de uma profissão futura.
                       - Encontrar um aluno chorando por ter encontrado sua planta morta, foi a maior demonstração envolvimento com o projeto. A interaração com a natureza alimenta satisfação pessoal.
                       - Receber uma planta doada pela mãe de aluno é um gesto de amor à Escola.
O contato com a terra é motivo de satisfação pessoal. O envolvimento com o jardim relaxa, alegra, diminui o stress e embeleza o ambiente.



                       Vamos preservar os jardins da Escola!!!!
                             
                   

                                      AGRADECIMENTOS





                 A todos os alunos que colaboraram na elaboração e execução dos trabalhos desenvolvidos durante a preparação do solo, plantio e manutenção dos jardins da Escola.



              Agradecemos em especial aos professores, regentes em suas atividades diárias, pela compreeensão aos ruídos produzidos durante as atividades desenvolvidas nos jardins da Escola. Agradecemos também, aos professores, servidores, apoio e direção que de alguma forma colaboraram para execução do projeto.
















quinta-feira, 2 de junho de 2011

JARDINAGEM

Qual é o seu estilo verde?

                     

Definir o objetivo do seu jardim é normalmente o passo que antecede a escolha e aquisição das plantas propriamente dita. A ideia é projetar um espaço jardinado que combine com  o ambiente, com o seu estilo de vida, com a disponibilidade que terá para a jardinagem em si e, claro, com os seus gostos pessoais.

A imagem mental de um jardim coberto de flores de mil e uma cores é algo que lhe agrada? Prefere as plantas ornamentais? Sempre sonhou com uma pequena horta, de legumes ou ervas aromáticas?

Se as flores são a sua verdadeira paixão, saiba distinguir entre as flores anuais – terão de ser plantadas todos os anos, mas florescem durante praticamente todo o Verão; e as flores perenes – o tempo de floração é mais curto, mas “rebentam” todos os anos sem precisar de uma nova plantação.

A variedade é um ponto forte e até aconselhado, mas se é um novato na área da jardinagem, comece com um jardim pequeno para poder experimentar e ter sucesso, antes de o expandir!

 
A localização é tudo!


Avalie o espaço disponível e crie os limites do seu futuro jardim, de preferência fora de locais de grande trânsito humano; muito próximo do espaço onde os seus filhos brincam aos cowboys; ou de fácil acesso aos animais domésticos, vizinhos ou até vadios.

Invista algum tempo a observar as horas de sol e de sombra que banham esse espaço – esta informação é crucial para saber que tipo de plantas e/ou flores pode lá plantar, sendo que a maioria necessita de seis horas de luz solar todos os dias! Se verificar que há mais sombra do que sol (ou seja menos do que seis horas de sol directo), não desespere, existem várias espécies que preferem locais mais frescos!

Não vale a pena fazer a experiência – plantas que necessitam de sol vão acabar por adoecer ou morrer se passarem muito tempo à sombra e o mesmo acontecerá se as plantas que requerem locais frescos forem expostas ao sol.

                            

Para locais com muito sol, as opções incluem: tomates, vegetais folhosos, lavanda, salva, melissa, gerânio, gazãnia, adelfa, azáleas e cactos, só para mencionar alguns.

A sombra traz consigo algumas vantagens: a flora necessita de menos água, resiste a temperaturas mais baixas, terá menos problemas com o surgimento de ervas daninhas e pragas. No que toca a plantas apropriadas para a sombra recomendam-se a hosta, tulipas, amarílis, violetas, samambaias, bergenias, acanthus, lobélia, euforbiáceas, anémonas, aquilégias e algumas espécies de hortênsias, entre outros.

A qualidade do solo é crucial, não fosse esse o verdadeiro sustento de qualquer jardim! Nesse sentido, existem vários kits de análise aos solos para assegurar que o seu esteja de perfeita saúde para receber plantas novinhas em folha!